Se aprochegue que vamos te explicar por partes. Mares do Sertão é um jogo de faz de conta. Em que cada jogadora interpreta uma personagem, em meio a um conjunto de papéis em disputa. Num jogo de poder, em que juntas, buscarão meter fogo nos corações e nos vilões, pra fazer as revoluções. Um grupo de jogadoras interpreta as protagonistas da história, os mares do Sertão, as águas da revolução, as nossas heroínas. Enquanto outra jogadora interpreta a Repentista, aquela que fará de tudo pro aperreio acontecer, e complicar a vida das protagonistas ao dar corda ao repente.
Mares do Sertão é um jogo de ação, aventura e revolução. Um jogo sobre verbalizar e concretizar a potência de Ser Tão. É sobre inventar e reinventar histórias e regiões a cada narração. É sobre descobrir novas possibilidades de jogo e de mudar o mundo todo a cada revolução. Mares é um jogo, um manifesto e uma proposição, sobre pensar sempre novas possibilidades pra uma mesma região. Sinta-se livre para criar, se aventurar e revolucionar em Mares do Sertão.
Tendo dito isso, a gente pode dizer que Mares do Sertão é um Jogo de Interpretação de Papéis, um Role-playing-game, um RPG. Mares do Sertão é um jogo de arretadas aventuras narrativas e uma forma de criação de histórias memoráveis. Agora se a gente dissesse que é um RPG comum, a gente não taria falando toda a verdade. Mares do Sertão é um RPG peculiar, um jogo nos moldes de uma tradição que talvez você já tenha ouvido falar. Com base em FATE, L’aventure e Apocalypse Engine, Mares tem foco na narrativa, na baixa preparação e incentiva a improvisação.
Em Mares não existem histórias prontas, mas existe uma trama a ser moldada. Existe um mundo em construção, cheio de grupos de resignação. Ao estilo Lampião, Severinos, Marias, Josués e protagonistas cheias de esperança para acabar com a opressão. Contra o autoritarismo, contra a ignorância, contra a prepotência e desrespeito, contra as tradições que nos acorrentam e também contra as inovações que nos aprisionam. Entre severinos, marias, coronéis, lampiões, industriais, prefeitos, magnatas, robôs, espíritos, e se preciso for, até contra a nação, sejamos o mar, sejamos os mares da revolução. Jogue para ver o que acontece, puxe cartas para criar histórias, narre para mostrar para eles do que cada heroína deste Nordeste é capaz.